quinta-feira, 13 de junho de 2013

Novos exercícios. Boa sorte! Uma bela pesquisa....

Rio de Janeiro, 13 de junho de 2013.
Depois de um tempo sem conseguir adicionar nova postagem por diversos problemas que a tecnologia impõe, vou tentar colocar mais alguma coisa.
São exercícios especiais para os nonos anos que estão tentando acompanhar o conteúdo e fazer um concurso para o Ensino Médio.
1. Orientado pelo exemplo, escreva períodos convertendo as orações coordenadas em destaque em orações subordinadas adjetivas:
Exemplo: A máquina é uma potência infernal; os homens não são completamente donos dela.
A máquina é uma potência infernal de que os homens não são completamente donos.
a. Ainda estavam no chão os cacos de vidro; o garoto nos alvejara com esses cacos.
b. Fizeram-lhe graves acusações; ele se defendeu delas com veemência e coragem.
c. Encontrou-se um velho colete; no bolso dele havia moedas de ouro.
d. Havia, no colégio, frequentes reuniões; apenas alguns pais compareciam a elas.
e. No jardim havia canteiros floridos; crianças perseguiam borboletas por entre elas.
f. Este é um problema difícil; para a sua solução se exigem competência e recursos.
g. O povo fez questão de empurrar a carreta; sobre ela estava o féretro.
h. Era um estudante que eu conheci num carnaval; e me tornei amigo dele.
i. Entrei numa pequena loja; nas prateleiras dela se enfileiravam objetos de artesanato.
j. A oficina ficava no fim da rua; Juvenal trabalhava nessa oficina.

2. Dividir e classificar as orações dos seguintes períodos:
a. "Luís Felipe começou a falar sobre alguns casos difíceis que apareceram no hospital, mas a verdade é que eu não o ouvia".
b. Você, que é íntimo dele, aconselhe-o a que desista de tão arriscado empreendimento.
c. "Não interrompemos a quem nos louva, mas aos que nos censuram, acusam ou contradizem".
d. Dizem que em boca fechada não entram moscas; por isso, é bom que não demos com a língua nos dentes.
e. Não haverá ninguém no cais, porque é tarde e faz frio lá fora.

3. No emprego dos adjetivos das expressões abaixo houve transferência de sensação de um sentido para outro. Indique essa transferência, de acordo com o exemplo:
Exemplo: doce voz ( paladar+audição)

tom macio
olhar frio
cores cruas
som áspero
amargas palavras
sorriso quente
claras e perfumadas vozes

4.Trocar do qual ou de que pelo equivalente cujo(a):
a. Ao atravessar a mata, vimos um lindo pássaro azul, do qual nenhum de nós sabi o nome.
b. Balbuciou algumas palavras confusas, de que ele mesmo ignorava a significação.
c. Dirigiram-se ao bar e sentaram-se diante da mesinha, no centro da qual brilhava a chama de uma vela.
d. Deve ser assim o fim do mundo, o extremo de todas as coisas: um longo caminho, no topo do qual existe um simples portão.

5. Fazer a morfossintaxe das palavras dos períodos:
a. Costumo ir àquela ilha para pescar.
b. Nada pôde resistir à força das águas.
c. Vestimo-nos conforme a moda e o tempo.
d. Dormiu durante a viagem.
e. A polícia havia dispersado o grupo de manifestantes.

Nenhum comentário: