Rio de Janeiro, 13 de junho de 2013.
Depois de um tempo sem conseguir adicionar nova postagem por diversos problemas que a tecnologia impõe, vou tentar colocar mais alguma coisa.
São exercícios especiais para os nonos anos que estão tentando acompanhar o conteúdo e fazer um concurso para o Ensino Médio.
1. Orientado pelo exemplo, escreva períodos convertendo as orações coordenadas em destaque em orações subordinadas adjetivas:
Exemplo: A máquina é uma potência infernal; os homens não são completamente donos dela.
A máquina é uma potência infernal de que os homens não são completamente donos.
a. Ainda estavam no chão os cacos de vidro; o garoto nos alvejara com esses cacos.
b. Fizeram-lhe graves acusações; ele se defendeu delas com veemência e coragem.
c. Encontrou-se um velho colete; no bolso dele havia moedas de ouro.
d. Havia, no colégio, frequentes reuniões; apenas alguns pais compareciam a elas.
e. No jardim havia canteiros floridos; crianças perseguiam borboletas por entre elas.
f. Este é um problema difícil; para a sua solução se exigem competência e recursos.
g. O povo fez questão de empurrar a carreta; sobre ela estava o féretro.
h. Era um estudante que eu conheci num carnaval; e me tornei amigo dele.
i. Entrei numa pequena loja; nas prateleiras dela se enfileiravam objetos de artesanato.
j. A oficina ficava no fim da rua; Juvenal trabalhava nessa oficina.
2. Dividir e classificar as orações dos seguintes períodos:
a. "Luís Felipe começou a falar sobre alguns casos difíceis que apareceram no hospital, mas a verdade é que eu não o ouvia".
b. Você, que é íntimo dele, aconselhe-o a que desista de tão arriscado empreendimento.
c. "Não interrompemos a quem nos louva, mas aos que nos censuram, acusam ou contradizem".
d. Dizem que em boca fechada não entram moscas; por isso, é bom que não demos com a língua nos dentes.
e. Não haverá ninguém no cais, porque é tarde e faz frio lá fora.
3. No emprego dos adjetivos das expressões abaixo houve transferência de sensação de um sentido para outro. Indique essa transferência, de acordo com o exemplo:
Exemplo: doce voz ( paladar+audição)
tom macio
olhar frio
cores cruas
som áspero
amargas palavras
sorriso quente
claras e perfumadas vozes
4.Trocar do qual ou de que pelo equivalente cujo(a):
a. Ao atravessar a mata, vimos um lindo pássaro azul, do qual nenhum de nós sabi o nome.
b. Balbuciou algumas palavras confusas, de que ele mesmo ignorava a significação.
c. Dirigiram-se ao bar e sentaram-se diante da mesinha, no centro da qual brilhava a chama de uma vela.
d. Deve ser assim o fim do mundo, o extremo de todas as coisas: um longo caminho, no topo do qual existe um simples portão.
5. Fazer a morfossintaxe das palavras dos períodos:
a. Costumo ir àquela ilha para pescar.
b. Nada pôde resistir à força das águas.
c. Vestimo-nos conforme a moda e o tempo.
d. Dormiu durante a viagem.
e. A polícia havia dispersado o grupo de manifestantes.
quinta-feira, 13 de junho de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário