segunda-feira, 25 de junho de 2012

Rio de Janeiro, 26 de junho de 2012.
Você, que é do nono ano, já sabe que deve estar bem preparado para diversos concursos.
Segue agora uma série de exercícios para ver como você está estudando.
Boa sorte!
1. Indique a alternativa que apresenta, respectivamente, as funções sintáticas das expressões destacadas nos versos:
" Amo-te, ó rude e doloroso idioma.
És , a um tempo, esplendor e sepultura". (Olavo Bilac)
( ) objeto direto , objeto direto
( ) sujeito, vocativo
( ) vocativo, predicativo do sujeito
( ) aposto, vocativo

2. Em "...dirigiram uma certa carta aos prefeitos", a palavra PREFEITOS vem antecedida pela preposição "a" porque o verbo é:
( ) transitivo indireto
( ) transitivo direto
( ) transitivo direto e indireto
( ) intransitivo

3. Sublinhar e classificar as orações subordinadas substantivas que encontrar nos períodos.
a) Eu sei que a poesia está para a prosa, assim como o amor está para a amizade.
b) Ele se convenceu de que aquilo era um grande problema de saúde.
c) A verdade é que você faz um papel subalterno.
d) Eu estava certa de que ninguém subiria aquela escada.
e) É imprescindível que você estude muito para as provas.
f) Só que uma coisa: que você volte imediatamente.
g) Tenho necessidade de que você me apóie.
h) Não nos esqueçamos de que do bem estar-social nasceu da liberdade.
i) Parece que a agulha não disse nada.
j) É provável que o tempo faça a ilusão recuar.

4. Transforme a parte em destaque numa oração subordinada substantiva e, a seguir, dê a sua classificação sintática:
a) É importante o afastamento dos policiais corruptos.
b) Tenho receio de seu envolvimento neste caso.
c) O grande problema é a exploração dos humildes.
d) Ninguém duvida da honestidade desse comerciante.
e) Todos aguardavam a tua intervenção neste caso.

5. Identificar as figuras de estilo dos períodos conotativos:
a) O vento soprava suavemente e acariciava a pele da linda menina.
b) Meu coração é um louco cavalo solto.
c) O vento surdo se cala.
d) O pavão é um arco-íris de plumas.
e) Tudo o que o pavão suscita e esplende e estremece e delira é a beleza das suas cores.
f) Ó mar salgado, quanto do teu sal são lágrimas de Portugal!
g) Eu a fitei longamente na sua menina dos olhos esverdeados.
h) Em poucos segundos avistávamos a maravilhosa Rio de Janeiro.
i) A natureza parece estar chorando a falta de água .
j) As lágrimas são galas da mentira.E o juramento, manto da perfídia.

6. Derive substantivos abstratos dos adjetivos:
a) viúvo
b) pequeno
c) altivo
d) lúcido
e) surdo

7. Escrever:
a) cinco palavras com a letra g, mas que o som seja de "j".
b) cinco palavras com ditongo crescente, oral, aberto.
c) cinco substantivos com ditongo decrescente, nasal , fechado.
d) cinco verbos parassintéticos no infinitivo.
e) cinco adjetivos com dígrafo vocálico.
f) cinco substantivos com dígrafo consonantal.
g) cinco palavras com encontro consonantal perfeito.
h) cinco palavras com encontro consonantal imperfeito.
i) cinco substantivos derivados pelo processo da prefixação.
j) cinco palavras compostas pelo processo da aglutinação.

8. Escrever mais três palavras ao lado da que foi dada, que leve acento pelo mesmo motivo:
a) tênue: ___________________,________________________,___________________
b) Icaraí: __________________, _______________________, __________________
c) movê-lo: ____________________, ____________________, ___________________
d) ímã: ____________________, ____________________________, _________________
e) crédito: _____________________, _________________________, ________________
f) nós: ____________________, ___________________, _________________________

9. Escreva o processo de formação das palavras:
a) entardecer: __________________________
b) pedregulho: ____________________________
c) pontiagudo: ____________________________
d) agridoce: _______________________________
e) bisneto: __________________________________
f) desalmado: _____________________________
g) escanteio: ________________________________
h) hemisfério:_______________________________
i) xilografia: ____________________________
j) o amanhecer: _______________________________


10. Fazer a morfossintaxe de todas as palavras dos períodos:
a) A morte é dura, porém longe da pátria é dupla a morte.
b) Vamos dormir que é tarde.
c) Não sei se poderei sair hoje à noite.
d) Aguardamos a sua visita.
e) O nosso ideal é nobre; devemos, portanto, lutar por ele.

















Um comentário:

Unknown disse...

Qual o gabarito da 1 questão?