quarta-feira, 6 de junho de 2012

Hoje, 6 de junho de 2012, vamos a mais uma tarefa, pois é praticando que se aprende mais. A cada dia o conhecimento vai sendo construído e só assim você ganha mais.
Vamos lá...
Agora vamos tentar produzir alguns textos, mas antes de pôr em prática, veja o seguinte:
a. Formule um pressuposto e perceba se ele permite uma boa argumentação. Faça a pergunta por quê? ou como?;
b. liste seus argumentos;
c. retire de textos lidos informações, dados, exemplos, que possam ilustrar sua atividade;
d. quando terminar de escrever o texto, dê-lhe um título. Faça depois uma revisão rigorosa e passe-o a limpo para entregar à professora.

No plano das ideias, veja se:
a. logo no primeiro parágrafo ficou claro o que você quis discutir;
b. seus argumentos respondem ao pressuposto inicial;
c. seus argumentos vão numa mesma direção;
d. o último parágrafo tem estreita relação com o primeiro, fechando assim o texto.

No plano da forma, observe se:
a. há coesão entre as frases e entre os parágrafos;
b. as frases estão bem ajustadas do ponto de vista da ênfase e dos paralelismos;
c. as frases têm boa extensão ( um ponto a cada duas ou três linhas);
d. não há lugares-comuns, assonâncias, pelonasmos, palavras repetidas gratuitamente, etc.

Agora veja os temas abaixo e crie um texto dissertativo com uns três argumentos.
Temas
1. Rua e escola: caminhos de vida
2. Um sinal fechado, uma esmola, uma criança explorada
3. Censura e as redes de comunicação social
4. País sem educação, país à deriva
5. Preservar a cultura é preservar a identidade de um país
6. O brasil e a globalização: um ganhador ou um perdedor?
7. O trabalho do menor no Brasil deve ser tolerado?
8. Sociedade violenta, sociedade doente
9. Não há sociedade forte sem princípios éticos sólidos
10. Os níveis de violência das grandes cidades brasileiras justificam a insituição da pena de morte?

Nenhum comentário: