quinta-feira, 13 de junho de 2013

Rio de Janeiro, 13 de junho de 2013.
QUE TAL UM POUCO DE LEITURA!

Ler com atenção o texto de João Guimarães Rosa e resolver às questões de 1 a 4.

"Vestindo água, só saído o cimo do pescoço, o burrinho tinha de se enqueixar para o alto, a salvar também de fora o focinho. Uma peitada! Outro tacar de patas. Chu-uá! Chu-uá... - ruge o rio, como chuva deitada no chão. Nenhuma pressa! Outra remada, vagarosa. No fim de tudo, tem o pátio, com os cochos, muito milho, na Fazenda; e depois o pasto: sombra, capim e sossego...Nenhuma pressa. Aqui, por ora, este poço doido, que barulha como um fogo, e faz medo, não é novo: tudo é ruim e uma só coisa, no caminho: como os homens e os seus modos, costumeira confusão. É só fechar os olhos. Como sempre. Outra passada, na massa fria. E ir sem afã, à voga surda, amigo da água, bem com o escuro, filho do fundo, poupando forças para o fim. Nada mais, nada de graça: nem um arranco, fora de hora. Assim " . ( O Burrinho Pedrês).

1. A sabedoria do burrinho consiste, principalmente, em:
( ) procurar adaptar-se o melhor possível às forças adversas, que busca utilizar em benefício próprio.
( ) firmar um pacto com as potências mágicas que se ocultam atrás das aparências do mundo natural.
( ) combater frontalmente e sem concessões as atitudes dos homens, que considera confusas e desarrazoadas.
( ) ignorar os perigos que o mundo apresenta, agindo como se eles não existissem.

2. Quando nos apresentam homens vistos pelos olhos dos animais, as narrativas em que aparecem o burrinho pedrês, produzem um efeito de:
( ) estranhamneto, pois nos fazem enxergar de um ponto de vista inusitado o que antes parecia natural e familiar.
( ) inverossimilhança, pois não conseguem dar credibilidade a esses animais dotados de inferioridade.
( ) indignação, uma vez que cada um desses animais é morto por algozes humanos.
( ) maravilhamento, na medida em que os respectivos narradores servem-se de sortilégios e de magia para penetrar na mente desses animais.

3. Como exemplos da expressividade sonora presente neste texto, podemos citar a onomatopeia em "Chu-uá! Chu-uá""... e a fusão de nomatopeia com aliteração em:
( ) "ruge o rio"
( ) "vestindo água"
( ) "poço doido"
( ) !filho do fundo".

4. Procurar o sinônimo para:
enqueixar-
tacar-
ruge-
cochos-
barulha-

5. Classificar os encontros retirados das palavras abaixo:
vestindo - st -
água - ua-
burrinho - rr/nh-
enqueixar- en/qu/ei-
pátio - io-
fria- fr/ia-
arranco - rr/an-

6. Retirar do texto quatro pronomes e classificá-los.

7. Classificar as orações retiradas do texto:
a. como chuva deitada no chão:____________________________________
b. que barulha : _________________________________________________
c. e faz medo: ___________________________________________________
d. É só fechar os olhos.__________________________________________

8. Dar a classe gramatical das palavras retiradas do texto:
vestindo: ________________________________________________________
só: ______________________________________________________________
para: ____________________________________________________________
também: __________________________________________________________
no: ______________________________________________________________

9. Dar a função sintática de:
para o alto: _____________________________________________________
o rio: ___________________________________________________________
o pasto: _________________________________________________________
sombra, capim e sossego: _________________________________________
amigo da água: ___________________________________________________

10. Escrever uma carta-argumentativa a um órgão de proteção aos animais comunicando que há muitos cachorros abandonados em sua cidade. Apresente sugestões de soluções para o caso.
Não se esqueça dos passos da carta, dos argumentos e da conclusão com sugestões.
Observe os espaços e a língua padrão culta.

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