sábado, 6 de março de 2010

Exercícios variados

Leia o texto abaixo publica no Jornal MUNDO JOVEM de março de 2010.
" A experiência de leitura de uma obra e, ainda, o seu diálogo com o outro proporciona uma dimensão diferente da experiência individual, trazida pela leitura silenciosa e solitária. Essa dimensão estimula outras visões e impressões sobre as leituras percorridas, contribuindo para um entendimento que comporta a diversidade e a pluralidade.
Por isso, esta vivência de leitura compartilhada convida-nos a repensar a natureza das práticas escolarizadas de leitura, muitas vezes presas a paradigmas de uma leitura controlada, silenciosa, individualizada e que supõe que memsos materias de leitura produzem mesmos sentidos em diferentes leitores".

A partir da leitura feita, procure responder às questões propostas:
1. Qual função de linguagem está presente neste texto retirado de um jornal?
2. Quantos parágrafos tem? Quantas orações há em cada parágrafo?
3. Justificar a acentuação das palavras retiradas do texto:
experiência, diálogo, solitária, vivência, práticas.
4. Destaque e classifique todos os tipos de encontros presentes nas palavras:
experiência, leitura, ainda, obra, diálogo, individual, trazida, percorridas, presas, paradigmas, silenciosa, materiais.
5. Retire do primeiro parágrafo:
a- um substantivo polissílabo com hiato:
b- um substantivo trissílabo com ditongo decrescente, oral fechado:
c- um pronome adjetivo possessivo com ditongo decrescente, oral fechado:
d- uma palavra denotativa de inclusão com hiato e dígrafo vocãlico:
e- um adjetivo polissílabo, oxítono com hiato:
f- um verbo de 3ª conjugação com dois dígrafos vocálicos, um encontro consonantal perfeito e um hiato:
g- um substantivo abstrato com encontro consonantal perfeito:
h- um substantivo como núcleo o objeto direto tento um ditongo decrescente nasal fechado:
i- um pronome adjetivo com dígrafo consonantal na função de adjunto adnominal no sujeito:
j- um pronome relativo com dígrafo consonantal:

6. Esses dois parágrafos são dissertativos, logo escreva:
a- Qual o tema principal do assunto?
b- Onde ocorre a conclusão?
c- Cite as sugestões apresentadas na conclusão.
d- Cite os argumentos apresentados na introdução .
e- Cite cinco livros que você gostaria de ler compartilhando a leitura com seus colegas.
f- Sendo este texto retirado do jornal MUNDO JOVEM escreva quem desempenha os seguintes elementos da comunicação:
- Quem é o emissor?
- Quem pode ser o receptor?
- Qual o canal veiculado para que você possa ler?
- Qual código está sendo utilizado?
g - Tendo em vista que se escreve para o outro ler, qual o tipo de linguagem presente no texto?
h- Crie uma carta para a Secretária de Educação do Rio de Janeiro solicitando a ela que os jovens leiam mais.
i- Na escala de 0 a 10, que nota você atribuiria a você tendo em vista a quantidade de livros que lê por mês. Em seguida justifique sua nota.
j- Você utiliza a biblioteca do CSA? Que tipo de leitura você mais gosta? Justificar.

Um comentário:

Maria Célia Lucas disse...

Apenas uma ressalva: onde está escrito publica, leia, por favor, publicado. Isto está no último texto do dia 06 de março. Obrigada.