quinta-feira, 24 de maio de 2012

Olá alunos dos nonos anos de 2012! Que tal começar a ler mais e a treinar a produção de textos.! Só se consegue melhorar aquilo que se mede, se treina e se aplica na comunicação diária. Assim sendo veja alguns autores que você pode e deve ler: 1.Júlio Emílio Braz 2.Giselda Laporta Nicolelis 3. Érico Veríssimo 4. Maria Jose Dupré 5. Walcyr Carrasco. Aproveite e leia muito, pois a construção do conhecimento é importante e a leitura muito o ajudará. Boa leitura!

Diálogo na classe de palavras

Olá, pessoal dos nonos anos de 2012, veja que texto criativo. Ele foi escrito por Welma Deliane de Souza e publicado no jornal Mundo Jovem. " Certo dia um substantivo estava a conversar com seus companheiros de classe quando afirmou: " Eu sou o mais importante da classe de palavras, pois eu dou nome aos seres." Mas o pronome, tomando a palavra, disse: " Como podes ser o mais importante se eu posso substituí-lo?". Neste momento o verbo, que estava chegando e escutou a conversa, deu sua opinião: "Estão enganados, pois eu sou a ação da palavra, logo, sou o mais importante." O advérbio achou interessante e apresentou sua ideia, dizendo: " Sem meu modo, de tempo e de lugar tudo estaria perdido1" O numeral, que ja estava aflito para falar, relatou diante de todos: "Sou o mais importante, relatou diante de todos:"Sou o mais importante porque eu determino a quantidade." O adjetivo interveio:" Não adianta quantidade sem qualidade". A conjunção então expôs: " Sou mais importante porque ligo os pensamentos para que a frase tenha sentido." Nisto, o artigo fez uma interjeição;"Ai, ai,ai, sem o artigo a palavra se tornaria sem gênero e número." A preposição pediu a palavra e pronunciou-se: "Como tenho a função de unir uma oração à outra, quero chamar a atenção dos caros colegas a respeito de que, na classe, cada um tem a sua função, mas, se não estivermos unidos em um texto, nossos leitores não teriam a alegria de lê-lo, por isso somos todos especiais". 1.E agora? Que tal você treinar e fazer um texto bem criativo como este aproveitando não só as classes de palavras , mas a função sintática que você tem fixado bastante nesta primeira etapa. Vamos...Mãos à obra. Produção de texto. _____________________________________________________________________________________________________________________________________......... 2. " Para mudar a imagem da política brasileira, se faz necessário trabalhar na escola o tema e seus conceitos desde as séries iniciais." Procure listar as palavras deste período acima e faça a morfossintase das palavras. 3. " Sempre que saíres de casa, leva contigo a paz e a esperança, pois ambas, juntas, te darão um amanhã". ( Serginho Machado) a. Justificar a acentuação de saíres. b. Reescreva as três palavras com encontro vocálico e classifique-os. c. Copie as cinco palavras com dígrafo e classifique-os. d. Substitua a locução conjuntiva "sempre que" por outra de igual valor semântico. e. Levante hipóteses: Por que o autor escreveu ambas, juntas? O que ele quis dizer com isso? 4. " Quem deseja alcançar sucesso no mercado de trabalho, e nas relações sociais em geral, considere que falar e escrever corretamente a língua-mãe é mais importante do que a sua aparência física ou do que seu jeito de se vestir de acordo com as exigências da moda." ( Mundo Jovem -Walter Domingos e Débora Maria). Procure responder com criticidade: a. Você acha que "Portugu~es é difícil"? Por quê? b. De que forma podemos tornar o estudo da Língua Portuguesa mais prazeroso? c. Você concorda com o que está escrito? Justificar. d. Elaborar uma poesia bem moderna sobre a Língua-mãe.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Site muito importante

Hoje, dia 11 de abril, aproveito para informar um endereço muito útil e podem visualizar para tirar dúvidas, ver os 100 livros mais importantes e outras dicas mais.
http:/educarparacrescer.abril.com.br/100-erros

Boa consulta!

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Mostre seus conhecimentos

Como você tem estudado, mostre que tem conecimento do assunto e gabarite esta tarefa.

1. Falhou a identificação do encontro vocálico em:
( ) próprio- ditongo crescente oral
( ) conseguiu - tritongo oral
( ) ladrão - ditongo decrescente nasal
( ) saída- hiato

2. Marque a única sequência que registra nos três vocábulos encontros consonantais:
( ) querer - brincar - fixo
( ) aspecto - ritmo - próprio
( ) sossego - guerra - carta
( ) velho - chama - circo

3. Só não registra hiato o vocábulo da seguinte alternativa:
( ) indicou
( ) saiu
( ) baeta
( ) heroísmo

4. Indique a alternativa teoricamente incorreta:
( ) Em um ditongo crescente, a semivogal vem antes da vogal.
( ) Dígrafo são duas letras que representam um só fonema.
( ) As vogais de um hiato pertencem a sílabas distintas.
( ) Em português, é impossível a existência de sílaba sem consoante.

5. Assinale o vocábulo que perde o acento gráfico no plural:
( ) próton
( ) caráter
( ) fóssil
( ) cônsul

6. A única palavra formada por derivação regressiva é:
( ) granadas
( ) expedição
( ) soldados
( ) abandono

7. "Ela tem um quê de mesterioso...", o processo de formação da palavra QUÊ chama-se:
( ) derivação regressiva
( ) passíntese
( ) derivação imprópria
( ) composição por aglutinação

8. Foram formadas pelo mesmo processo as seguintes palavras:
( ) vendavais- naufrágios - polêmicas
( ) quietação - sabonete - nadador
( ) religião - irmão - solidão
( ) descompõem - desempregados - desejava

9. Assinale o item em que está classificada corretamente a palavra BORBOLETA , do ponto de vista de sua formação:
( ) formada por sufixação
( ) composta por aglutinação
( ) primitiva
( ) formação parassintética

10. " Não há dúvida que as línguas se aumentam e alteram com o tempo e as necessidades dos usos e costumes."
O fragmento acima apresenta ao tod quantos substantivos?
( ) três
( ) quatro
( ) cinco
( ) seis

Formação de Palavras

1. Sublinhar o prefixo e dar o seu significado:
a) ambivalência, ambidestro, bilíngue: ______________________
b) benemérito, bnevolência, benfeitor:_______________________
c) antebraço, antelóquio, antenupcial: ______________________
d) contra-ataque, contradizer, oponente, opugnar:____________
e) circunvizinhança, circunlóquio, circunferência:___________
f) avizinhar, adjunto, adjacente:____________________________
g) abuso, abscisão, abjurar, abster-se:______________________


2. Forme duas palavras a partir da primitiva usando sufixos:
via: _________________ e_______________________
passear:_________________________e_____________________
ver:_____________________e_________________________
formar: ______________________e_______________________
fácil: ______________________e_______________
terrestre: ____________________e______________________

3. Separar os radicais das palavras abixo e dar o siginificado de cada um:
hidrofobia
democracia
oligarquia
xenofobia
teocracia
nosofobia
psicologia
zootecnia
odontologia
hipocondria


4. Separar e classificar os ementos mórficos das palavras:
preconceito
nascedouro
vendemos
garotas
tintureiros
entardecer
chaleira
embelezamento
cantavas
desinformados

5.Dizer o tipo do processo de formação de palavras:
malmequer
esclarecer
portuga
gotícula
vaivém
bife à parmegiana
dental
dramático
desalmado
reler

Vários títulos para produção de textos

Elaborar uma dissertação-argumentativa.
Não esqueça de manter a 3ªpessoa, usar língua culta, respeitar margens e linhas.
Coloque seus argumentos de forma clara e depois fundamente-os com coesão e coerência.
Títulos:
1. O jovem brasileiro
2. Carnaval
3. A influência do negro na cultura brasielira
4. Os bóias-frias
5. O desemprego
6. Viver hoje
7. A Televisão
8. O homem e a máquina
9. Pena de morte
10. Tragédias Mindiais
11. Consumismo
12. A adolescência
13. Viver é uma grande ginástica
14. Os computadores: uma grande ameaça
15. O desequilíbrio ecológico
16. A escolha da carreira profissional
17. Música atual
18. Investir em armas ou em educação?
19. O trânsito na cidade
20. Poluição sonora
21. Drogas
22. Economia Brasileira
23. O futebol
24. Índios brasileiros
25. A importância da leitura

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Exercícios para a 2ªEtapa Pedagógica - 15 de junho de 2010

Procure responder a estas atividades de revisão em Língua Portuguesa.
Pesquise, leia e boa sorte!

1. Estabelecer a diferença entre: acerca de; cerca de; há cerca de; acostumar; costumar;acurado; apurado; aferir; auferir; afim de ; a fim de; incipiente; insipiente; ratificar; retificar; procedente; precedente; tachar; taxar; válido; valido.

2. Muitos dizem: "Moro numa casinha pequena" ou " Aquele carrinho é muito pequeno".
Dizem bem? Estas frases estão corretas? Justificar.

3. Alguns substantivos terminados em ÃO não dão ideia de aumento. Por exemplo: cartão. Existem muitos desses substantivos? Procure escrever uns 10 exemplos.

4. "Os homens se tornam ridículos quando querem o que não são".
Dar a classe gramatical e a função sintática das palavras: o-que, retiradas da frase acima.

5. "Amor é ave que, se as asas solta, não torna mais ao primitivo ninho".
Classificar a segunda e a terceira oração do período.

6. Justificar o uso das vírgulas nos períodos:
a. Quando levantamos os olhos e vemos no firmamento brilhar uma luz, é possível que a fonte dessa luz, uma estrela, se tenha extinguido há milhões de anos".
b. Sereno e tranquilo, caminhou o condenado à forca.
c. Os passarinhos, você recolheu antes da chuva?
d. Conhecido o resultado das eleições, o povo começou a festejar.

7. O que o ponto-e-vírgula indica e quando deve ser usado?

8. Antes do etc.( et cetera) deve-se usar a vírgula?

9. Para efeito de prova, de concurso deve-se seguir a norma de colocação pronominal brasileira ou a portuguesa?

10. Na frase: "SE ELA TIVESSE FEITO ISSO, EU ME TERIA APAIXONADO", existe algum inconveniente? A frase está correta? Se está errada, como deve ser a certa?