terça-feira, 8 de julho de 2014

Duque de Caxias, 08 de julho de 2014


Vamos treinar fazendo os exercícios.
Atenção e coerência para responder. Boa sorte!

1. Dividir e classificar as orações dos seguintes períodos:
a)O meteorologista avisou que o ano seria chuvoso.

b) Pediu-me que esquecesse tudo e lhe perdoasse.

c) Ofereceu-lhe o vestidinho que ela mesma - que costurava tão bem - fizera na máquina.

d) Deus, que é Pai de todos, sabia da luta que ela tivera com o filho drogado.

e) Tenho visto criaturas que trabalham demais e não progridem.

f) Quando o filho viajava para longe e não lhe escrevia, a mãe ficava muito aflita.

g) Se o fumo é nocivo à saúde, não aconselho ninguém a fumar.

h) A proposta era tão tentadora que não podíamos recusá-la.

i) Exortou-me a botar a mão na consciência.

j) Aquelas rochas atraem a atenção dos arqueólogos porque têm marcas que se acredita que são vestígios de antiga civilização.


2. Destaque do período seguinte as orações reduzidas, conforme se pede:
" E, aos brigões, incapazes de se moverem, basta-lhes xingarem-se à distância".

a) a subordinada substantiva subjetiva: ____________________________________
b) a subordinada substantiva completiva nominal: ___________________________

3. Substitua as orações subordinadas adjetivas por adjetivos e as substantivas por substantivos equivalentes, fazendo as necessárias alterações:
a) O senhor necessita de que o ajudemos?

b) O homem, que estuda, penetra o mistério das coisas.

c) Pratiquemos ações que enobreçam.

d) É indispensável que estejam presentes e que participem nos debates.

e) Meu pai não se opõe a que eu viaje à Europa.

f) Alimentas um ideal que não se pode atingir, que é uma utopia.

g) Evitemos palavras que ofendam aos outros.

h) Ninguém impede que você permaneça aqui.

i) Em princípio, sou favorável a que tu peças com insistência .

j) Admitia-se que existam seres vivos na Lua.

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Rio de janeiro, 23 de junho de 2014


Exercícios variados para rever conhecimentos.


1. Classificar morfologicamente o que estiver destacado:
a) Meu amigo lança fora, alegremente, o jornal queestá lendo.

b) Os jornais é quefalsificam a imagem do mundo.

c) Em um subúrbio, um sapateiro matou a mulherqueo traiu.

d) Eu não afirmo queisso seja mentira.

e) Se um repórter redigir essas duas notas e levá-lasa um secretário de redação, será chamado de louco.

2. Não há advérbio em:
( ) Depressa compreendi quão amado era!
( ) As mensalidades são reajustadas mensalmente.
( ) Acaso não sabes quem encontrou meus livros?
( ) Cedo entendi que a vida é uma enorme competição.
( ) No Rio de Janeiro, o carnaval fica animadíssimo.

3. Falhou a identificação da locução em:
( ) O deputado falou de improviso.( adverbial)
( ) Moro em frente aomuseu. ( prepositiva)
( ) Apesar da crise, continuamos lutando. ( conjuntiva)
( ) Agimos de acordo com o regulamento. ( prepositiva)
( ) Cada qual age segundo sua consciência. ( pronominal)

4. Não ocorre palavra denotativa em:
( ) Eu também fiz curso de filosofia.
( ) Eis o amigo de quem lhe falei.
( ) A verdade é que tinham medo de sair.
( ) Viajarei no sábado, aliás, no domingo.
( ) Afinal o que vocês desejam?

5. No período " Não fortalecerás a dignidade humana, se subtraíres ao homem a iniciativa e a liberdade", classifique a segunda oração.
________________________________________________________

6. "Que não pedes um diálogo de amor, é claro, desde que impões a cláusula da meia-idade"
O segmento destacado poderia ser substituído, sem alteração do sentido da frase, por:
( ) desde que imponhas
( ) se bem que impões
( ) se bem que impões
( ) contanto que imponhas
( ) conquanto imponhas
( ) porquanto impões.

7. "A maneira como responde é estranha", a segunda oração pode ser classificada como: __________________________________________________________

8. "Orai porque não entreis em tentação", o valor da conjunção do período é de:
( ) causa
( ) condição
( ) conformidade
( ) explicação
( ) finalidade

9. "Ao analisar o desempenho da economia brasileira, os empresários afirmaram que os resultados eram bastante razoáveis, uma vez que a produção não aumentou, mas também não caiu."
Dividir e classificar as orações do período escrito acima.


10. Elaborar um período composto com 4 orações, tendo a segunda oração subordinada adverbial proporcional e as demais como você quiser. Não esqueça da coerência no que você está escrevendo.













quarta-feira, 18 de junho de 2014


Rio de Janeiro, 17 de junho de 2014.


EXERCÍCIOS VARIADOS - É BOM RESPONDER NO CADERNO PARA FIXAR MELHOR.


1. No texto abaixo, dê a função sintática dos termos em destaque:
"O uso de drogas para melhorar a performance dos atletas olímpicos não é novidade.
O vencedor da maratona dos Jogos de 1904, o americano Thomas Hicks, tomou inúmeras doses de estricnina e conhaque durante os 42 quilômetros da corrida. Às vésperas da prova de 100 metros nas Olimpíadas de 1920, o treinador da delegação dos Estados Unidos ofereceu a seus pupilos uma mistura de xerez com gemas de ovos.
Era o fim dos tempos românticos em que se tratava o doping com a mesma benevolência destinada aos escritores que mergulharam em abismo nos loucos anos 20 em Paris".

2. "Você já mostrou muita nota vermelha para seu pai. Para variar, mostre uma nota preta".
a) Da primeira oração, sublinhe e classifique o sujeito, o predicado e os complementos verbais.
b) Qual o sentido das expressões "nota vermelha" e "nota preta"?

3. Transformar os verbos transitivos em substantivos regidos de complemento nominal. Veja um exemplo: criticar os colegas ---- a crítica aos colegas
a) necessitar de carinho
b) sequestrar o empresário
c) confiar no colega
d) obedecer ao regulamento
e) combater a fome

4. Reescreva as orações, eliminando todos os adjuntos adnominais:
a) Seus cabelos crespos pareciam um capacete negro.
b) A nossa escola funcionava num sobradinho.
c) O novo romance policial americano venderá bastante.
d) O grupo de rock reuniu muitas pessoas.

5. Nas questões que seguem, ocorrem duas frases isoladas. Estabeleça entre elas uma relação de coordenação e indique o tipo de relação estabelecida. Siga o modelo:
Fique quieta. Expulso a senhora da sala.
Relacionando: Fique quieta , ou expulso a senhora da sala.
Tipo de relação: alternância

a) Ele era o artilheiro do time. Ele não marcou nenhum gol no último campeonato.
b) O Brasil é um país de grandes riquezas. O padrão de vida de seu povo é um dos mais baixos do mundo.
c) Vá na frente. Irei depois.
d) O dia está agradável. Devemos aproveitá-lo.
e) O relógio é de ouro. O relógio não enferruja.


Amanhã vou postar mais.

sábado, 17 de maio de 2014

Duque de Caxias, 17 de maio de 2014

Para ler e fixar bem:


1."Num joguinho aceita-se até cheque frio". É lógico que a palavra "frio" adquiriu aí um outro sentido, não ligado à temperatura. Dependendo da situação em que se encontre, a palavra "frio" ganha novos significados. Dê um sinônimo ou expressão equivalente para cada um dos seus usos abaixo:
a- Cheque frio = cheque _____________________
b- Sujeito frio = sujeito ___________________
c- Prato frio = prato _______________________
d- carro de chapa fria = carro de chapa _______________________
e- Guerra fria = guerra _______________________

2. Usando diminutivos, redija uma frase para casa situação abaixo:
a- Afetividade: Deixe-me olhar o seu bracinho, meu filho. ( Este é apenas um exemplo) .
b- Disfarce: _____________________________________________________________________
c- Ironia: ________________________________________________________________________
d- Tamanho reduzido:________________________________________________________________
e- Afetividade: ____________________________________________________________________
f- Pejorativo:______________________________________________________________________
g- Intensidade:_____________________________________________________________________

3. "...que a vida depois lhe seja leve...". Nesta frase, a palavra "leve" nada tem a ver com o seu sentido normal de peso. Indique os novos sentidos adquiridos por esta palavra nas seguintes situações:
a- Que a vida lhes seja leve =____________________________________________________
b- Comida leve =___________________________________________________________________
c- Consciência leve= ______________________________________________________________
d- Ruído leve = ___________________________________________________________________


4. Traduza o significado das seguintes siglas:
a- DNER: _____________________________________________________________________
b- FGTS:______________________________________________________________________
c- PIS:_________________________________________________________________________
- FMI: ______________________________________________________________________


5. Procure escrever um parágrafo dissertativo sobre os seguintes assuntos:
a- Como você vê o Brasil no cenário econômico mundial? E na América Latina?

b- Por que se diz normalmente que o Brasil é "o país do futuro"?

c- Cite três recursos naturais que o Brasil exporta. Fale sobre a importância deles.

d- Escreva as razões pelas quais o Sul do Brasil aparenta ser mais desenvolvido que o Norte.

e- Escreva razões que demonstrem o pouco interesse de nossos governantes em ver o Brasil no cenário mundial de vida com dignidade para todos. Disserte sobre este conteúdo.


Apenas um lembrete: procure focar bem o assunto e seja perseverante.

domingo, 11 de maio de 2014

Rio de Janeiro, 11 de maio de 2014

Vamos realizar mais alguns exercícios e treinar bastante para os concursos que logo chegarão.
Boa sorte e bons exercícios, mas faça com calma e somente quem deseja. São fáceis!
1. Classificar morfologicamnete o que estiver destacado, mas não pode esquecer todos os detalhes..
a)Meu amigo lança fora, alegremente, o jornal que está lendo.
b) Os jornais é que falsificam a imagem do mundo.
c) Em um subúrbio, um sapateiro matou a mulher que o traía.
d) Eu não afirmo que isso seja mentira.
e) Se um repórter redigir essas duas notas e levá-las a um secretário de redação, será chamado de louco.


2. Em qual alternativa não ocorre palavra denotativa:
a) Eu também fiz curso de Filosofia.
b) Eis o amigo de quem lhe falei.
c) A verdade é que tinham medo.
d) Viajarei no sábado, aliás, no domingo.
e) Afinal o que vocês desejam?

3. Em: " forte na adversidade; modesto na prosperidade". As palavras em itálico são, respectivamente:
( ) verbo no imperativo - substantivo - preposição com artigo definido
( ) verbo no presento do indicativo - adjetivo - preposição com pronome
( ) verbo anômalo - substantivo - preposição com pronome
( ) verbo de segunda conjugação - adjetivo - preposição com artigo definido

4. Classificar os orações coordenativas com conjunções:
a) Saiu da confusão e do pasmo.
b) Para ver o homem andar com passinhos miúdos, mas andar.
c) Viu que o que lhe batera na cabeça, era uma chave.
d) Depois teria de fazer outra prova, pois esta não foi boa.
e) Esforçou-se, porém não conseguiu.
f) Agora seremos felizes; teremos, pois, que lutar para isso.

5. Assinalar a frase em que meio funciona como advérbio. Em seguida dar a classe gramatical das outras palavras MEIO que aparecem:
( )Só quero meio quilo de café.
( )Achei-o meio triste.
( )Descobri o meio de acertar.
( )Parou no meio da rua.
( )Comprou um metro e meio de fita.

terça-feira, 22 de abril de 2014

EXERCÍCIOS

Rio de Janeiro 21 de abril de 2014.
Vamos fazer mais alguns exercícios para fixar bem e rever conhecimentos.
Felicidades!

1. Procure fazer a morfossintaxe para as palavras dos seguintes períodos:
a)As instituições ambientais realizam megaoperação.
b)Os ecologistas confiam nas instituições ambientais.
c)Apresentou-lhe as normas ambientais.
d) Um megaoperação foi realizada por instituições ambientais.
e) Instituições ambientais realizam megaoperação hoje na fronteira.

2. Escrever o tipo de formação das palavras abaixo:
desencanto
narrador
o andar
infinitamente
pão de milho
aguardente
expatriar
amoral
jornaleco
cappuccino

3. Texto: CAPITULAÇÃO
Delivery
Até pra telepizza
É um exagero
Há quem negue?
Um povo com vergonha
Da própria língua
Já está entregue. ( Luís Fernando Veríssimo)

a) Retire do texto um neologismo híbrido e comente a sua formação.
b) Copiar do texto uma palavra formada pela derivação imprópria e comente a mudança de classe gramatical.
c) Comentar a relação entre a primeira e a última palavra do texto.