sábado, 17 de maio de 2014

Duque de Caxias, 17 de maio de 2014

Para ler e fixar bem:


1."Num joguinho aceita-se até cheque frio". É lógico que a palavra "frio" adquiriu aí um outro sentido, não ligado à temperatura. Dependendo da situação em que se encontre, a palavra "frio" ganha novos significados. Dê um sinônimo ou expressão equivalente para cada um dos seus usos abaixo:
a- Cheque frio = cheque _____________________
b- Sujeito frio = sujeito ___________________
c- Prato frio = prato _______________________
d- carro de chapa fria = carro de chapa _______________________
e- Guerra fria = guerra _______________________

2. Usando diminutivos, redija uma frase para casa situação abaixo:
a- Afetividade: Deixe-me olhar o seu bracinho, meu filho. ( Este é apenas um exemplo) .
b- Disfarce: _____________________________________________________________________
c- Ironia: ________________________________________________________________________
d- Tamanho reduzido:________________________________________________________________
e- Afetividade: ____________________________________________________________________
f- Pejorativo:______________________________________________________________________
g- Intensidade:_____________________________________________________________________

3. "...que a vida depois lhe seja leve...". Nesta frase, a palavra "leve" nada tem a ver com o seu sentido normal de peso. Indique os novos sentidos adquiridos por esta palavra nas seguintes situações:
a- Que a vida lhes seja leve =____________________________________________________
b- Comida leve =___________________________________________________________________
c- Consciência leve= ______________________________________________________________
d- Ruído leve = ___________________________________________________________________


4. Traduza o significado das seguintes siglas:
a- DNER: _____________________________________________________________________
b- FGTS:______________________________________________________________________
c- PIS:_________________________________________________________________________
- FMI: ______________________________________________________________________


5. Procure escrever um parágrafo dissertativo sobre os seguintes assuntos:
a- Como você vê o Brasil no cenário econômico mundial? E na América Latina?

b- Por que se diz normalmente que o Brasil é "o país do futuro"?

c- Cite três recursos naturais que o Brasil exporta. Fale sobre a importância deles.

d- Escreva as razões pelas quais o Sul do Brasil aparenta ser mais desenvolvido que o Norte.

e- Escreva razões que demonstrem o pouco interesse de nossos governantes em ver o Brasil no cenário mundial de vida com dignidade para todos. Disserte sobre este conteúdo.


Apenas um lembrete: procure focar bem o assunto e seja perseverante.

domingo, 11 de maio de 2014

Rio de Janeiro, 11 de maio de 2014

Vamos realizar mais alguns exercícios e treinar bastante para os concursos que logo chegarão.
Boa sorte e bons exercícios, mas faça com calma e somente quem deseja. São fáceis!
1. Classificar morfologicamnete o que estiver destacado, mas não pode esquecer todos os detalhes..
a)Meu amigo lança fora, alegremente, o jornal que está lendo.
b) Os jornais é que falsificam a imagem do mundo.
c) Em um subúrbio, um sapateiro matou a mulher que o traía.
d) Eu não afirmo que isso seja mentira.
e) Se um repórter redigir essas duas notas e levá-las a um secretário de redação, será chamado de louco.


2. Em qual alternativa não ocorre palavra denotativa:
a) Eu também fiz curso de Filosofia.
b) Eis o amigo de quem lhe falei.
c) A verdade é que tinham medo.
d) Viajarei no sábado, aliás, no domingo.
e) Afinal o que vocês desejam?

3. Em: " forte na adversidade; modesto na prosperidade". As palavras em itálico são, respectivamente:
( ) verbo no imperativo - substantivo - preposição com artigo definido
( ) verbo no presento do indicativo - adjetivo - preposição com pronome
( ) verbo anômalo - substantivo - preposição com pronome
( ) verbo de segunda conjugação - adjetivo - preposição com artigo definido

4. Classificar os orações coordenativas com conjunções:
a) Saiu da confusão e do pasmo.
b) Para ver o homem andar com passinhos miúdos, mas andar.
c) Viu que o que lhe batera na cabeça, era uma chave.
d) Depois teria de fazer outra prova, pois esta não foi boa.
e) Esforçou-se, porém não conseguiu.
f) Agora seremos felizes; teremos, pois, que lutar para isso.

5. Assinalar a frase em que meio funciona como advérbio. Em seguida dar a classe gramatical das outras palavras MEIO que aparecem:
( )Só quero meio quilo de café.
( )Achei-o meio triste.
( )Descobri o meio de acertar.
( )Parou no meio da rua.
( )Comprou um metro e meio de fita.