quinta-feira, 13 de junho de 2013

Rio de Janeiro, 13 de junho de 2013.
QUE TAL UM POUCO DE LEITURA!

Ler com atenção o texto de João Guimarães Rosa e resolver às questões de 1 a 4.

"Vestindo água, só saído o cimo do pescoço, o burrinho tinha de se enqueixar para o alto, a salvar também de fora o focinho. Uma peitada! Outro tacar de patas. Chu-uá! Chu-uá... - ruge o rio, como chuva deitada no chão. Nenhuma pressa! Outra remada, vagarosa. No fim de tudo, tem o pátio, com os cochos, muito milho, na Fazenda; e depois o pasto: sombra, capim e sossego...Nenhuma pressa. Aqui, por ora, este poço doido, que barulha como um fogo, e faz medo, não é novo: tudo é ruim e uma só coisa, no caminho: como os homens e os seus modos, costumeira confusão. É só fechar os olhos. Como sempre. Outra passada, na massa fria. E ir sem afã, à voga surda, amigo da água, bem com o escuro, filho do fundo, poupando forças para o fim. Nada mais, nada de graça: nem um arranco, fora de hora. Assim " . ( O Burrinho Pedrês).

1. A sabedoria do burrinho consiste, principalmente, em:
( ) procurar adaptar-se o melhor possível às forças adversas, que busca utilizar em benefício próprio.
( ) firmar um pacto com as potências mágicas que se ocultam atrás das aparências do mundo natural.
( ) combater frontalmente e sem concessões as atitudes dos homens, que considera confusas e desarrazoadas.
( ) ignorar os perigos que o mundo apresenta, agindo como se eles não existissem.

2. Quando nos apresentam homens vistos pelos olhos dos animais, as narrativas em que aparecem o burrinho pedrês, produzem um efeito de:
( ) estranhamneto, pois nos fazem enxergar de um ponto de vista inusitado o que antes parecia natural e familiar.
( ) inverossimilhança, pois não conseguem dar credibilidade a esses animais dotados de inferioridade.
( ) indignação, uma vez que cada um desses animais é morto por algozes humanos.
( ) maravilhamento, na medida em que os respectivos narradores servem-se de sortilégios e de magia para penetrar na mente desses animais.

3. Como exemplos da expressividade sonora presente neste texto, podemos citar a onomatopeia em "Chu-uá! Chu-uá""... e a fusão de nomatopeia com aliteração em:
( ) "ruge o rio"
( ) "vestindo água"
( ) "poço doido"
( ) !filho do fundo".

4. Procurar o sinônimo para:
enqueixar-
tacar-
ruge-
cochos-
barulha-

5. Classificar os encontros retirados das palavras abaixo:
vestindo - st -
água - ua-
burrinho - rr/nh-
enqueixar- en/qu/ei-
pátio - io-
fria- fr/ia-
arranco - rr/an-

6. Retirar do texto quatro pronomes e classificá-los.

7. Classificar as orações retiradas do texto:
a. como chuva deitada no chão:____________________________________
b. que barulha : _________________________________________________
c. e faz medo: ___________________________________________________
d. É só fechar os olhos.__________________________________________

8. Dar a classe gramatical das palavras retiradas do texto:
vestindo: ________________________________________________________
só: ______________________________________________________________
para: ____________________________________________________________
também: __________________________________________________________
no: ______________________________________________________________

9. Dar a função sintática de:
para o alto: _____________________________________________________
o rio: ___________________________________________________________
o pasto: _________________________________________________________
sombra, capim e sossego: _________________________________________
amigo da água: ___________________________________________________

10. Escrever uma carta-argumentativa a um órgão de proteção aos animais comunicando que há muitos cachorros abandonados em sua cidade. Apresente sugestões de soluções para o caso.
Não se esqueça dos passos da carta, dos argumentos e da conclusão com sugestões.
Observe os espaços e a língua padrão culta.
Que bom! Você está vencendo as dificuldades!
Boa sorte e exercite bastante. Seus conhecimentos são só seus! Felicidades!
Rio de Janeiro, 13 de junho de 2013( Dia de Santo Antônio).
Paz e Bem!
1. Circular as sílabas que sejam subtônicas nas seguintes palavras:
dificilmente - instantaneamente - cristãmente - otimamente - tuneizinhos - chapeuzinho - mãozinhas.

2. Justificar a acentuação das seguintes palavras:
êxodo - céu - sôfrego - ínterim - pátio - saúde - ônix.

3. Elaborar uma frase para cada palavra, mas que fique bem claro o sentido:
cúpido - cupido - fervido - férvido - válido - valido - trazido - vívido - vivido -

4. Circular e classificar os pronomes:
a. Qualquer pessoas que lesse tal coisa não a levaria a sério.
b. Tudo isso são prazeres que um intelectual modesto pode usufruir.
c. E depois todos entravam na jaula cuja chave se perdia.
d. Quem pode adivinhar o que se passa na mente de outrem?
e. O alumínio era algo que as fascinava.

5. Conjugar o verbo crescer nos tempos do Modo Indicativo.

6. Conjugar o verbo mexer nos tempos do Modo Subjuntivo.

7. Conjugar o verbo descer no Imperativo Afirmativo e no Negativo.

8. Escrever o infinitivo, a pessoa, o tempo e o modo dos seguintes verbos:
abstivemos
couberam
trouxemos
mantiveram
quiseram
faze tu
precavessem
sirvamos

9. Sublinhar e classificar os advérbios:
a. Fiz tudo calmamente: devagar se chega mais depressa.
b. As ilusões andam sempre na frente e as desilusões atrás.
c. Teu irmão partiu ontem, meio triste. Talvez não o vejas aqui tão cedo.
d. Uns comem pouco, outros , muito.
e. A cidade hoje é bem diferente do que foi outrora.

10. Escrever a relação expressa pelas preposições nas frases:
a. Inclinei-me para beber.
b. A menina chorava de dor.
c. Ele dança conforme a música.
d. Cortou-se com a faca.
e. Moro em Campinas.
Que tal uma nova tarefa sobre elementos estruturais das palavras.
Use e abuse de seus conhecimentos.
Vamos lá para a próxima tarefa.
1. Dê a etimologia e o significado dos seguintes compostos gregos:
cefalalgia
antropófago
anarquia
autônomo
bibliófilo
democracia
gastrônomo
hematófago
hipnotismo
decálogo
cosmopolita
ornitologia

2. Assinale a ideia comum expressa pelas palavras de cada grupo:
a. telescópio - microscópio - endoscopia - radioscopia - autópsia
( ) tocar ( ) ler ( ) olhar, examinar ( ) ouvir

b. antropônimo - homônimo - pseudônimo - topônimo - heterônimo
( ) homem ( ) estudo ( ) lei ( ) nome

c. aristocrata - escravocrata - plutocrata - tecnocrata - autocrata
( ) domínio ( ) dinheiro ( ) arte ( ) glória

3. Sublinhe as duas ideias básicas expressas pelos radicais dos vocábulos:
a. lacticínio ou laticínio ( leite/colheita - látex/colheita - leite/indústria)
b. sonâmbulo ( sono/andar - som / correr - som/gravar)
c. longevidade ( longe/lugar - longe/vida - longa/idade)
d. aurífero (ouro/ferro - ouro/conter - ouro/valor)

4. Use adequadamente os verbos derivados dos radicais entre par~enteses:
a. ............. o lixo ( cinis, cineris)
b. .............um mal ( radix, radicis)
c. .............os grãos de café ( pulvis, pulveris)
d. .............ameaças ( vox, vocis, voz)


5. O sufixo ite exprime inflamação. Escreva, pela ordem, os nomes dos órgãos afetados, nas moléstias seguintes:
cistite:
enterite:
estomatite:
gastrite:
hepatite:
nefrite:
rinite:


Novos exercícios. Boa sorte! Uma bela pesquisa....

Rio de Janeiro, 13 de junho de 2013.
Depois de um tempo sem conseguir adicionar nova postagem por diversos problemas que a tecnologia impõe, vou tentar colocar mais alguma coisa.
São exercícios especiais para os nonos anos que estão tentando acompanhar o conteúdo e fazer um concurso para o Ensino Médio.
1. Orientado pelo exemplo, escreva períodos convertendo as orações coordenadas em destaque em orações subordinadas adjetivas:
Exemplo: A máquina é uma potência infernal; os homens não são completamente donos dela.
A máquina é uma potência infernal de que os homens não são completamente donos.
a. Ainda estavam no chão os cacos de vidro; o garoto nos alvejara com esses cacos.
b. Fizeram-lhe graves acusações; ele se defendeu delas com veemência e coragem.
c. Encontrou-se um velho colete; no bolso dele havia moedas de ouro.
d. Havia, no colégio, frequentes reuniões; apenas alguns pais compareciam a elas.
e. No jardim havia canteiros floridos; crianças perseguiam borboletas por entre elas.
f. Este é um problema difícil; para a sua solução se exigem competência e recursos.
g. O povo fez questão de empurrar a carreta; sobre ela estava o féretro.
h. Era um estudante que eu conheci num carnaval; e me tornei amigo dele.
i. Entrei numa pequena loja; nas prateleiras dela se enfileiravam objetos de artesanato.
j. A oficina ficava no fim da rua; Juvenal trabalhava nessa oficina.

2. Dividir e classificar as orações dos seguintes períodos:
a. "Luís Felipe começou a falar sobre alguns casos difíceis que apareceram no hospital, mas a verdade é que eu não o ouvia".
b. Você, que é íntimo dele, aconselhe-o a que desista de tão arriscado empreendimento.
c. "Não interrompemos a quem nos louva, mas aos que nos censuram, acusam ou contradizem".
d. Dizem que em boca fechada não entram moscas; por isso, é bom que não demos com a língua nos dentes.
e. Não haverá ninguém no cais, porque é tarde e faz frio lá fora.

3. No emprego dos adjetivos das expressões abaixo houve transferência de sensação de um sentido para outro. Indique essa transferência, de acordo com o exemplo:
Exemplo: doce voz ( paladar+audição)

tom macio
olhar frio
cores cruas
som áspero
amargas palavras
sorriso quente
claras e perfumadas vozes

4.Trocar do qual ou de que pelo equivalente cujo(a):
a. Ao atravessar a mata, vimos um lindo pássaro azul, do qual nenhum de nós sabi o nome.
b. Balbuciou algumas palavras confusas, de que ele mesmo ignorava a significação.
c. Dirigiram-se ao bar e sentaram-se diante da mesinha, no centro da qual brilhava a chama de uma vela.
d. Deve ser assim o fim do mundo, o extremo de todas as coisas: um longo caminho, no topo do qual existe um simples portão.

5. Fazer a morfossintaxe das palavras dos períodos:
a. Costumo ir àquela ilha para pescar.
b. Nada pôde resistir à força das águas.
c. Vestimo-nos conforme a moda e o tempo.
d. Dormiu durante a viagem.
e. A polícia havia dispersado o grupo de manifestantes.