quinta-feira, 24 de maio de 2012

Olá alunos dos nonos anos de 2012! Que tal começar a ler mais e a treinar a produção de textos.! Só se consegue melhorar aquilo que se mede, se treina e se aplica na comunicação diária. Assim sendo veja alguns autores que você pode e deve ler: 1.Júlio Emílio Braz 2.Giselda Laporta Nicolelis 3. Érico Veríssimo 4. Maria Jose Dupré 5. Walcyr Carrasco. Aproveite e leia muito, pois a construção do conhecimento é importante e a leitura muito o ajudará. Boa leitura!

Diálogo na classe de palavras

Olá, pessoal dos nonos anos de 2012, veja que texto criativo. Ele foi escrito por Welma Deliane de Souza e publicado no jornal Mundo Jovem. " Certo dia um substantivo estava a conversar com seus companheiros de classe quando afirmou: " Eu sou o mais importante da classe de palavras, pois eu dou nome aos seres." Mas o pronome, tomando a palavra, disse: " Como podes ser o mais importante se eu posso substituí-lo?". Neste momento o verbo, que estava chegando e escutou a conversa, deu sua opinião: "Estão enganados, pois eu sou a ação da palavra, logo, sou o mais importante." O advérbio achou interessante e apresentou sua ideia, dizendo: " Sem meu modo, de tempo e de lugar tudo estaria perdido1" O numeral, que ja estava aflito para falar, relatou diante de todos: "Sou o mais importante, relatou diante de todos:"Sou o mais importante porque eu determino a quantidade." O adjetivo interveio:" Não adianta quantidade sem qualidade". A conjunção então expôs: " Sou mais importante porque ligo os pensamentos para que a frase tenha sentido." Nisto, o artigo fez uma interjeição;"Ai, ai,ai, sem o artigo a palavra se tornaria sem gênero e número." A preposição pediu a palavra e pronunciou-se: "Como tenho a função de unir uma oração à outra, quero chamar a atenção dos caros colegas a respeito de que, na classe, cada um tem a sua função, mas, se não estivermos unidos em um texto, nossos leitores não teriam a alegria de lê-lo, por isso somos todos especiais". 1.E agora? Que tal você treinar e fazer um texto bem criativo como este aproveitando não só as classes de palavras , mas a função sintática que você tem fixado bastante nesta primeira etapa. Vamos...Mãos à obra. Produção de texto. _____________________________________________________________________________________________________________________________________......... 2. " Para mudar a imagem da política brasileira, se faz necessário trabalhar na escola o tema e seus conceitos desde as séries iniciais." Procure listar as palavras deste período acima e faça a morfossintase das palavras. 3. " Sempre que saíres de casa, leva contigo a paz e a esperança, pois ambas, juntas, te darão um amanhã". ( Serginho Machado) a. Justificar a acentuação de saíres. b. Reescreva as três palavras com encontro vocálico e classifique-os. c. Copie as cinco palavras com dígrafo e classifique-os. d. Substitua a locução conjuntiva "sempre que" por outra de igual valor semântico. e. Levante hipóteses: Por que o autor escreveu ambas, juntas? O que ele quis dizer com isso? 4. " Quem deseja alcançar sucesso no mercado de trabalho, e nas relações sociais em geral, considere que falar e escrever corretamente a língua-mãe é mais importante do que a sua aparência física ou do que seu jeito de se vestir de acordo com as exigências da moda." ( Mundo Jovem -Walter Domingos e Débora Maria). Procure responder com criticidade: a. Você acha que "Portugu~es é difícil"? Por quê? b. De que forma podemos tornar o estudo da Língua Portuguesa mais prazeroso? c. Você concorda com o que está escrito? Justificar. d. Elaborar uma poesia bem moderna sobre a Língua-mãe.