sábado, 22 de novembro de 2008

Mudanças Ortográficas

Escrever bem é cada vez mais importante.
Quem domina corretamente as palavras tem mais chances de crescer profissionalmente e merece reconhecimento de todos à sua volta.
Não é fácil ter esse domínio, mas algumas regras ajudam. Por isso foi assinado o novo acordo ortográfico e teremos novas regrinhas de acentuação.
Uma regra que sofrerá alterações é o que diz respeito ao uso do acento agudo. Ele desaparecerá nas palavras da língua portuguesa em três casos, como a seguir:
a) nos ditongos ( encontro de duas vogais proferidas em uma só sílaba) abertos ei e oi das palavras paroxítonas ( aquelas cuja sílaba pronunciada com mais intensidade é a penúltima).
Desse modo aspalavras ficarão: assembleia, heroico, ideia, jiboia, plateia, ateia, etc.
Porém, as oxítonas ( palavras com acento na última sílaba e os monossílabos tônicos terminados em éi, éu e ói continuam com o acento ( no singular e no plural). Exemplos: herói(s), ilhéu(s), chapéu(s), anéis, dói, céu, véus, pastéis, etc.
b) nas palavras paroxítonas com i e u tônicos que formam hiato ( seqüência de duas vogais que pertencem a sílabas diferentes) com a vogal anterior quando esta faz parte de um ditongo.
Hoje as palavras: feiúra, baiúca são grafas com acento agudo. Elas perderão o acento e ficarão assim: feiura, baiuca e outras mais.
No entanto, as letras i e u continuam a ser acentuadas se formarem hiato mas estiverem sozinhas na sílaba ou seguidas de s. Exemplos: baú, baús, saída, saúva, egoísta, Piauí, tuiuiú, balaústre, e outras.
c) nas formas verbais que têm o acento tônico na raiz, com o u tônico precedido das letras g ou q e seguido de e ou i. Esses casos são pouco freqüentes na língua portuguesa: apenas nas formas verbais de argüir e redargüir.
Hoje grafam-se assim: argúis, argúem, redargúis, redargúem. Ficarão desse modo: argui, arguem, redarguis, redarguem.

E por hoje é só. Depois continuarei com as mudanças.

Língua Portuguesa